Com GodHuond, você terá acesso a conteúdos fascinantes sobre plantas, explorando a riqueza da natureza. Descubra como aprender sobre esses temas pode ser uma jornada divertida e enriquecedora.

sexta-feira, 19 de abril de 2024

Desvendando os Segredos Botânicos da Luehea Divaricata!

 Uma Viagem Cômica pelo Mundo das Nomenclaturas!






Olá meus amigos, tudo bem com vocês?? Eu estou ótimo como sempre!!!! Preparem-se, porque hoje vamos fazer uma viagem pelo emaranhado de nomenclaturas e títulos botânicos. Se vocês acham que os nomes de celebridades são complicados, esperem até conhecer as hierarquias das plantas!

 

A Hierarquia Taxonômica!!

 

Aqui vamos nós, decifrando a identidade da Luehea divaricata com o bom e velho Sistema de Classificação de Cronquist:

 

Divisão: Magnoliophyta (ou se preferir, Angiospermae).

 

Classe: Magnoliopsida (ou também conhecida como Dicotiledonae).

 

Ordem: Malvales.

 

Família: Tiliaceae.

 

Espécie: Luehea divaricata Martius & Zucarini; Nov. Gen. Sp. Pl. 1: 101, tab. 63, 1824.

 

Nomes para Todos os Gostos:

 

Quem disse que a Luehea divaricata só atende por um nome? Essa árvore é cheia de personalidade e pseudônimos secretos, como Alegria divaricata (Martius) Stuntz, Brotera mediterranea Vell. e Thespesia brasiliensis Sprengel. Quase um álbum de nomes de artista!

 

Apelidos Pelo Brasil:

 

Vamos falar de popularidade? A Luehea divaricata é uma estrela no Brasil com nomes diferentes em cada estado. Preparem-se para essa lista de hits regionais: açoita-cavalo, ivatingui, ubatinga, e por aí vai. Parece que cada cantinho do país tem seu próprio apelido VIP para essa árvore!!

 

Reconhecida Internacionalmente:

 

E a fama da Luehea divaricata não fica restrita às nossas fronteiras. Essa árvore tem fãs em terras estrangeiras, com nomes como azota caballo e árbol de San Francisco na Argentina, Francisco Alvarez no Uruguai, e ka’a oveti no Paraguai. Uma verdadeira diva internacional!!!

 

Etimologia Misteriosa:

 

Vamos desvendar a origem do nome? Luehea é uma homenagem ao botânico austríaco Karl Von der Lühe, o mago por trás da obra "Hymnus an Flora und Ceres". E olha só, a grafia teve sua própria jornada, de Lühea para Luehea, conforme o Artigo 73.6 do Código Internacional de Nomenclatura Botânica. E o termo "divaricata"? Uma homenagem ao visual diferentão dos pedúnculos e pedicelos da inflorescência.

 

Significado em Tupi-Guarani:

 

E para fechar com chave de ouro, em tupi-guarani, o nome "ivatingi" significa "fruto que aborrece". Parece que a Luehea divaricata não ganhou o prêmio de "Fruto Mais Popular" entre os tupi-guaranis, não é mesmo? E assim, desvendamos o código de identificação completo da Luehea divaricata, com todos os seus segredos, nomes e significados. Um brinde a essa maravilha da natureza e sua jornada pelo mundo da nomenclatura!

 

Isso foi tudo pessoal, mais tarde iremos compreender alguns aspectos a mais dessa grandiosa árvore!! Abraço para todos vocês. /^-^)/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Caju no Mercado Mundial: GodHuond Desvendando as Tendências

 Como o Preço e a Produção de Caju estão Transformando Mercados Globais Olá, seres quase sobrenaturais, tudo bem com todos vocês??? Eu estou...

Política de Privacidade Política de Cookies